Bahiagás garante inovações e expande atuação no mercado em 2013
O ano de 2012 foi de muito trabalho e vitórias para a Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás. Através da sua gerência de Operacão e Manutenção (GEOPE), a empresa se renovou e modernizou, conquistando avanços importantes, como a consolidação da automação, instalação dos cromatógrafos, uso de tomografia magnética nos dutos e a primeirização total da operação. “Esses progressos comprovam o crescimento e o olhar para o futuro da Companhia”, atesta o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.
Para o gerente da GEOPE, Gustavo Freitas, o ano de 2012 foi um ano bastante produtivo. “Tivemos a chegada de novos concursados, lotação de colaboradores no interior, além de ganharmos novos clientes no sul do estado”, comemora. “Nosso objetivo em 2013 são complementar as ações, melhorar nossos procedimentos, e treinar ainda mais os novos concursados”.
Uma das principais novidades da GEOPE ao longo do ano foi à total primeirização da sua operação. “Antes a execução das atividades de operação da Bahiagás sempre foi realizada por terceirizados”, explica o coordenador da gerencia, José Silvio de Souza. “Mas com a chegada dos novos concursados, serviços de pressurização, alinhamento de dutos e toda parte operacional passaram a ser realizados por nossos próprios colaboradores”.
Segundo Silvio, a Companhia capacitou os novos empregados para essas funções. “Com o fim do nosso contrato com a empresa Tenace, aceleramos esse processo, e hoje temos mais de 20 colaboradores no setor”.
O ano ficou marcado também pela consolidação da automação na GEOPE, meta alcançada com a implantação do sistema Citect, desenvolvido pela empresa Schneider Eletric. “O objetivo era habilitar os participantes para fazer a primeira intervenção em qualquer emergência”, conta a colaboradora Isadora Bastos, “pois cerca de 90% dos problemas poderiam ser resolvidos pelos próprios técnicos, sem necessidade de acionar a empresa terceirizada”.
Outra inovação da gerência foi à implantação da tomografia magnética, uma técnica que permite identificar problemas nos dutos da Companhia. “A técnica consiste na inspeção dos dutos enterrados, fazendo uma inspeção das avarias”, explica Lazaro Machado, presidente da CIPA de Camaçari, e colaborador da GEOPE. “Fizemos uma inspeção em outubro desse ano para realizar um relatório preliminar, e já vamos avançar para uma segunda etapa, onde escavaremos para encontrar os dutos e calibrá-los, para confirmar ou não os danos”. A partir daí será gerado um relatório final, identificando se há problemas estruturais ou não no objeto.
Congresso – Em setembro deste ano a GEOPE esteve presente na Rio Oil & Gás Expo and Conference, principal evento de Petróleo e Gás da América Latina. Na ocasião, a colaboradora Priscilla Mara Pereira ministrou a palestra "A importância da gestão de manutenção nas distribuidoras de gás natural", escrita em parceria com o gerente Gustavo Freitas, além de Silvio da Cruz Souza (GEOPE) e Denise Santos, todos da GEOPE.
O estudo se mostrou útil, pois possibilitou medir a economia que a GEOPE proporcionou a Companhia, além de ter chamado atenção do gerente técnico da ABEGÁS, Gustavo Galiazzi, que se impressionou com à apresentação, convidando a colaboradora para apresentá-la na próxima reunião de manutenção com as distribuidoras de gás natural.
Mais ações em 2013 - Em 2013 a GEOPE vai inovar ainda mais. Uma das ações é o uso de cromatógrafos, equipamento que faz a análise química do gás natural e mede a porcentagem de cada componente do gás que passa pelo duto. “Esses novos equipamentos ainda estão em fase de instalação”, explica Isadora. “Atualmente a Bahiagas recebe as analises de gás da Petrobras. Com o instrumento, poderemos fazer a nossa própria analise e confrontar as informações”. A previsão de instalação é para o final de dezembro.
A Companhia também está em fase final de licitação para adquirir um medidor ultrasônico. O dispositivo é mais moderno e com uma margem de erro muito menor que os antigos usados pela gerência. “O primeiro medidor será utilizado na Braskem, que é o nosso maior cliente”, conta a colaboradora Isadora Bastos.
Para o próximo ano está previsto a compra de novos Palm Tops com o Sistema integrado de Engenharia de Manutenção (SIEM) Mobile, software aplicativo de gestão de manutenção que permite organizar a rotina operacional da empresa em diversas frentes de trabalho, como manutenção, calibração, elétrica, inspeção, automação, instrumentação, caldeiraria, e medição de vazão. “A novas rotas de inspeção já estão sendo rodadas pelo SIEM, o que permite que os inspetores já saibam com antecedência quais clientes vão visitar ao longo da semana”, conta Denise Santos, da GEOPE. “Antes o processo era manual, feito em uma planilha de Excel”.
“Com essas medidas, a Bahiagás avança na confiabilidade operacional da sua malha de distribuição do gás natural, de modo a garantir plena segurança de suas instalações, essencial para a sustentabilidade e crescimento das operações nos próximos anos”, finaliza o diretor técnico e comercial da Companhia, Eduardo Barreto.